A construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Pará, tem fortes impactos socioambientais na região e, com o objetivo de possibilitar mudanças positivas para a região a partir desse impacto, foi criado um Plano de Desenvolvimento Sustentável Regional do Xingu (PDRSX).

O Webcidadania Xingu foi desenvolvido e selecionado por um edital em 2012 voltado para o eixo de Inclusão Social e Cidadania do Plano.

Com início dos trabalhos em 2013, a Iniciativa utilizou a plataforma digital de participação politica Cidade Democrática para a realização de um concurso de ideias de projetos que representassem um sonho dos próprios moradores para aquela região.

Durante sete meses a ferramenta serviu como local de registro de informações e permitiu a construção de agendas agregadoras na superação de questões criticas da região. Mais de 1.500 pessoas participaram do concurso que incluiu realização de oficinas e reuniões com lideres locais, e identificou 415 demandas.

A ferramenta permitiu uma participação social de baixo para cima, na qual as pessoas podiam se envolver individualmente ou em grupo, a partir de metodologias presenciais e potencialidades que convergem para a web colaborativa.

Uma das dificuldades que o projeto Webcidadania Xingu teve de enfrentar foi o baixo nível de acesso da população à internet. “Para driblar essas dificuldades e atingir mais pessoas, incluindo populações rurais, foram realizadas atividades presenciais com o objetivo de garantir que as comunidades sem internet também participassem e apresentassem suas propostas”, explicou seu cofundador Rodrigo Bandeira de Luna durante oficina de apresentação de casos selecionados.

Do processo, 17 projetos foram elaborados e entregues ao Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu e aos governos municipais, estadual e federal, que estão articulados com o projeto e serão parceiros para conseguir os meios para a implementação das propostas.

Dentre os principais resultados obtidos está a criação de uma agenda com base nas demandas da população, articulação com poder publico federal para implantação das propostas elencadas e mobilização de atores locais para fortalecer o desenvolvimento sustentável da região.

Milene Fukuda

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

   
© 2016 GVces - Coletivo Sustentável Suffusion theme by Sayontan Sinha