O plástico é um componente relevante dos resíduos sólidos urbanos, tanto pelo volume produzido quanto por seu elevado tempo de decomposição.

A Braskem, como maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, assumiu o compromisso de trabalhar para que o ciclo de vida do plástico seja mais sustentável.

O Programa Ser + Realizador é uma iniciativa que abrange os municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas e Bahia e busca promover a inserção social e econômica de catadores de materiais recicláveis ofertando cursos profissionalizantes, além de ajudar na eficiência da gestão de resíduos pós-consumo e na sustentabilidade ambiental nos municípios de atuação.

No Rio Grande do Sul, parte desta iniciativa está inserida no Programa de Inclusão Produtiva de reciclagem Todos Somos Porto Alegre, visto como referência local.

Todos Somos Porto Alegre foi originado por meio de uma parceria entre Braskem, prefeitura municipal, Mãos Verdes, uma organização da sociedade civil, e BNDES, com investimento de 18 milhões de reais até 2016.

Neste contrução coletiva, da qual a Braskem faz parte, além de ter financiado seu desenho e planejamento, a Prefeitura e o BNDES também disponibilizaram recursos e a Cooperativa Mãos Verdes apoia a sua gestão.

Após estudar a cadeia de reciclagem de Porto Alegre, a iniciativa busca modificar o cenário da reciclagem por meio de três projetos: Inclusão Produtiva no mercado de trabalho os condutores de Veículos de Tração Animal (VTAs) e de Veículos de Tração Humana (VTHs), Reestruturação das Unidades de Triagem de Porto Alegre para que as cooperativas se tornem atraentes para outras indústrias locais por conta da logística reversa, e Educação Ambiental para alunos, professores, catadores e comunidade.

Dentre os principais resultados obtidos pelo programa está um aumento de renda para 100% dos cooperados apoiados em mais de um ano, 23 mil pessoas sensibilizadas por meio de ações educativas e, teve no RS, entre 2011 a 2013, 749 beneficiários qualificados, sendo que de 2013 a 2014 113 beneficiários iniciaram atividade autônoma e 99 conquistaram novo emprego.

Milene Fukuda

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

   
© 2016 GVces - Coletivo Sustentável Suffusion theme by Sayontan Sinha