A Companhia EspíritoSantense de Saneamento – CESAN, é responsável pela construção da rede de esgoto e pela coleta e cuidado deste em 52 municípios do estado em que atua.

Entre 2002 e 2012, a empresa implantou 1.640 km de redes, 171 elevatórias e 33 novas estações de tratamento.

Finalizada esta etapa, no entanto, o índice de adesão das comunidades receptoras, que deve ser realizada pelas próprias residências, a partir de adaptações e pequenas reformas, foi abaixo do esperado.

A empresa fez uma pesquisa para entender os motivos para a não adesão da rede coletora de esgoto e os principais pontos encontrados foram o valor da tarifa, a falta de mão de obra qualificada para efetivar as ligações e dos recursos necessários para interligação do imóvel à rede, além da falta de compreensão da importância dos serviços de saneamento.

A partir de tal diagnóstico, a CESAN criou o programa “Se Liga na Rede”, com o objetivo de investir na promoção das atividades técnicas sociais voltadas à valorização dos Sistemas de Esgotamento Sanitários (SES) implantados, em mecanismos de efetivação das ligações, direcionadas às pessoas em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, desburocratização do acesso aos serviços.

As ações desenvolvidas incorporaram reuniões com lideranças comunitárias; visitas porta a porta, levando informação sobre como fazer a ligação, além de benefícios como a tarifa social e a oferta da ligação gratuita em alguns territórios; formação de grupo local de acompanhamento às ligações de esgoto buscando a minimização de conflitos no decorrer da execução dos serviços; apresentações lúdicas nas escolas sobre saneamento; organização de visita às estações de tratamento de esgoto; cinema na comunidade e a capacitação profissional por meio de curso de bombeiro hidrossanitário, a fim de capacitar moradores locais, formar mão de obra qualificada, promovendo o desenvolvimento de capacidades locais e a valorização dessas vocações.

Os resultados alcançados foram medidos através do incremento de ligações intradomiciliares às redes coletoras de esgoto, da despoluição de rios e praias e, principalmente, na melhoria da qualidade de vida da população. Foram mais de 40 mil imóveis visitados e informados sobre saneamento, mais de 15 mil aceites para execução da obra de ligação gratuita e cerca de 58 mil novos domicílios interligados aos SES.

O saneamento é um fator ambiental chave para a qualidade da vida humana, e impacta substancialmente os recursos naturais e o meio ambiente.  Na região metropolitana do estado do Espírito Santo.

 Milene Fukuda

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

   
© 2016 GVces - Coletivo Sustentável Suffusion theme by Sayontan Sinha