No mês passado, aconteceu em Bogotá (Colômbia) o Fórum “De la Minería como Daño a La Minería como Oportunidad”, realizado no âmbito da quarta reunião do Grupo de Diálogo Latinoamericano, que reúne os Grupos de Diálogo nacionais sobre Mineração, incluindo o brasileiro – do qual o programa Desenvolvimento Local do GVces faz parte.

O Forum contou com a presença de cerca de 50 participantes, entre eles: Care, Avina, WWF (escritórios latinoamericanos), mineradoras, especialistas (consultores, professores), líderes indígenas e integrantes dos Grupos de Diálogo regionais. O principal objetivo foi promover o diálogo entre os diferentes setores da sociedade em torno da atividade mineradora na América Latina.

O grande tema foi: como migrar da noção da mineração como dano para a noção de oportunidade (e quais são as novas narrativas que podemos construir nesta direção).

Foram 4 painéis, com uma ideia central: importância do diálogo entre as partes envolvidas na atividade mineradora, e como ele pode impulsionar transformação social no contexto da mineração.

Além disso, focou-se em algumas temáticas específicas relacionadas à atividade mineradora: políticas públicas, ordenamento e gestão territorial, participação cidadã e indígena, e geração de riqueza e dignidade humana.

A próxima reunião do Grupo de Diálogo Brasileiro: Mineração, Democracia e Desenvolvimento Sustentável acontecerá em Belém, em novembro, e nós estaremos lá!

Lívia Pagotto

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2016 GVces - Coletivo Sustentável Suffusion theme by Sayontan Sinha