Na região dos Campos Gerais, no estado do Paraná, a Klabin possui um maciço florestal com uma unidade industrial em operação em fase de ampliação. Reconhecendo sua responsabilidade como um dos atores na dinâmica do território, atua com a iniciativa “Estruturação do Empoderamento Local e Engajamento Territorial” somando um conjunto de projetos e ações específicos, que convergem para um único objetivo que é o empoderamento dos atores regionais na estruturação e desenvolvimento do território.

De acordo com a empresa, as motivações para criar tais iniciativas, algumas iniciadas desde 1980, foram distintas. Ora por necessidade reconhecida antecipadamente pela Klabin, ora por estímulo externo. Para conceber o Projeto Puma, que prevê a expansão da operação em Telêmaco Borba e será o maior investimento na história da empresa (5,8 bilhões de reais excluindo ativos florestais, melhorias em infraestrutura e impostos), tais iniciativas foram entendidas como necessárias para a preparação e atuação no território no qual a Klabin está se inserindo.

Dentre os principais resultados já obtidos pelas iniciativas em Campos Gerais, na unidade operante de Telêmaco Borba, pode-se destacar o estudo de materialidade do território, a criação de canais de comunicação dinâmicos com as partes interessadas, a capacitação de pessoas para estruturar modelos econômicos locais autossustentados, e por fim, o desenvolvimento de lideranças locais para gestão de iniciativas e desenvolvimento regional.

Tais resultados foram obtidos por meio de ações como a certificação de pequenos produtores rurais, criação de um parque ecológico, criação de uma agência de desenvolvimento da cadeia produtiva da madeira – que atua no suporte do abastecimento regional e desenvolvimento de novos pólos, programa de usos múltiplos da floresta, programas de educação diferenciada – aulas de educação ambiental e formação continuada, treinamento em legislação ambiental, fauna e flora locais, civismo, moral, ética, atividades de dança e música.

Além desses, há também o programa Matas Legais como forma de apoio aos pequenos proprietários, no qual se desenvolvem ações de conservação e fomento florestal que ajudam a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, além de aprimorar o planejamento de propriedade e paisagens.

Milene Fukuda

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

   
© 2016 GVces - Coletivo Sustentável Suffusion theme by Sayontan Sinha